terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lançamento do mais novo livro do Wilson Marquês, O Tambor do Mestre Zizinho


O TAMBOR DE MESTRE ZIZINHO

Por Geraldo Iensen



Wilson Marques lança mais um título: “O tambor do mestre Zizinho” nesta sexta, dia 01/10/2010, às 18h30, na livraria Leiamundo, do Jaracati Shopping. Wilson escreve para crianças, para jovens; é literatura maranhense e como todos os títulos anteriores do autor, fala do Maranhão, da riqueza cultural da terra de Gonçalves Dias.

Conhecido pelo público jovem pela série “Touchê”, personagem que circula por quase toda a obra do autor, “O tambor do mestre Zizinho” é o nono título de Wilson. Os livros anteriores foram publicações pessoais, bancadas pelo autor e distribuídas no Maranhão. Com o novo título, o autor maranhense ganha distribuição nacional, inaugurando a série Mercúrio Jovem, da Editora Mercúrio Novo Tempo. Segundo Wilson, uma oportunidade de expandir o universo da literatura maranhense para além fronteiras do Estado.

O livro conta a história de um menino curioso, que ajuda a resgatar uma tradição da comunidade: o tambor de crioula. Por meio de um texto divertido e perspicaz, o leitor é conduzido pelo menino Zizinho a um mundo de descobertas e conquistas. No livro o leitor descobre, por exemplo, que o Tambor de Crioula foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico nacional, como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Wilson Marques vem trabalhando as tradições e a História do Maranhão, produzindo textos para o público jovem. Com a série “Touchê”, o autor recontou a fundação de São Luís, a revolta de Beckman, a lenda da serpente encantada e as lendas de Ana Jansen, entre outras. No novo livro Wilson toca no assunto das comunidades quilombolas, tão presentes no Maranhão. É assim que começa a curiosidade de Zizinho, que o leva se tornar um mestre do Tambor de Crioula.

Os títulos de Wilson Marques têm grande circulação nas escolas particulares de São Luís, onde o autor se faz presentes em diversas ocasiões, falando sobre sua obra e divulgando a literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ilumine com suas palavras.