terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lançamento do mais novo livro do Wilson Marquês, O Tambor do Mestre Zizinho


O TAMBOR DE MESTRE ZIZINHO

Por Geraldo Iensen



Wilson Marques lança mais um título: “O tambor do mestre Zizinho” nesta sexta, dia 01/10/2010, às 18h30, na livraria Leiamundo, do Jaracati Shopping. Wilson escreve para crianças, para jovens; é literatura maranhense e como todos os títulos anteriores do autor, fala do Maranhão, da riqueza cultural da terra de Gonçalves Dias.

Conhecido pelo público jovem pela série “Touchê”, personagem que circula por quase toda a obra do autor, “O tambor do mestre Zizinho” é o nono título de Wilson. Os livros anteriores foram publicações pessoais, bancadas pelo autor e distribuídas no Maranhão. Com o novo título, o autor maranhense ganha distribuição nacional, inaugurando a série Mercúrio Jovem, da Editora Mercúrio Novo Tempo. Segundo Wilson, uma oportunidade de expandir o universo da literatura maranhense para além fronteiras do Estado.

O livro conta a história de um menino curioso, que ajuda a resgatar uma tradição da comunidade: o tambor de crioula. Por meio de um texto divertido e perspicaz, o leitor é conduzido pelo menino Zizinho a um mundo de descobertas e conquistas. No livro o leitor descobre, por exemplo, que o Tambor de Crioula foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico nacional, como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Wilson Marques vem trabalhando as tradições e a História do Maranhão, produzindo textos para o público jovem. Com a série “Touchê”, o autor recontou a fundação de São Luís, a revolta de Beckman, a lenda da serpente encantada e as lendas de Ana Jansen, entre outras. No novo livro Wilson toca no assunto das comunidades quilombolas, tão presentes no Maranhão. É assim que começa a curiosidade de Zizinho, que o leva se tornar um mestre do Tambor de Crioula.

Os títulos de Wilson Marques têm grande circulação nas escolas particulares de São Luís, onde o autor se faz presentes em diversas ocasiões, falando sobre sua obra e divulgando a literatura.

domingo, 26 de setembro de 2010

Aniversário de 2 aninhos do Benício

Olá pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite!!!

É com muita alegria que estamos aqui postando mais uma apresentação do Vagalume numa linda festa de aniversário.

Dessa vez foi no aniversário do Benício, um lindo e adorável garoto de 2 aninhos, e o tema da festa foi Fábrica de Brinquedos:


E para acompanhar a linda decoração da festa a mamãe Cintia nos convidou para darmos uma Oficina de Instrumentos Musicais com Material Reciclável; a Oficina foi um sucesso, a criançada e seus papais se divertiram muito com os caxixis e ganzás feitos de material reciclado como garrafas pet's. Depois, a garotada saiu com seu tambor de lata e seu caxixi, e ao som da caixa de Talita Cavalcante, a oficineira, eles fizeram uma linda banda para comemorar o aniversário do Benício:












 E logo após a oficina, Hérika Fernandes entra em cena contando a história do "Patinho Feio", foi uma delícia: papais, mamães e filhotes se divertiram muito!




Foi muito gostoso o aniversário do Benício, ainda tivemos entrega das lembrancinhas do Vagalume, e no fim, as crianças maiores fizeram uma bandinha particular.




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MACACOS INVADEM O TEATRO ARTHUR AZEVEDO!

No dia 26 de setembro, as atrizes Gisele Vasconcelos e Renata Figueiredo, do Grupo Xama Teatro, apresentarão o espetáculo “Macaco, macaquice, macacada!” no Teatro Arthur Azevedo.




Em “Macaco, macaquice, macacada!” o Xama Teatro dá vida a quatro histórias onde o macaco é o personagem principal (O macaco e a velha, conto tradicional brasileiro, De como o macaco enganou a onça, de Ricardo Azevedo, A onça e a cabaça, de Daniela Schindler e História do Macaquinho, de Bia Bedran).

O macaco, este bicho, meio gente, povoa o imaginário popular com contos onde o mais fraco vence o mais forte fazendo uso da esperteza e do bom humor, o macaco das histórias tradicionais é como um espelho que faz o público se identificar e rir do próprio jogo de cintura.

Macaco, macaquice, macacada! É um espetáculo para crianças sim, mas crianças de todas as idades. Uma opção de lazer que abre as portas para as comemorações do mês da criança.

Espetáculo “Macaco, macaquice, macacada”

Grupo Xama Teatro

Data:  26 de setembro (domingo)

Aonde: Teatro Arthur Azevedo, às 18:00h

Ingressos antecipados na Paulinas Livraria (Rua de Santana 499, Centro) a partir de 18 de setembro (sábado)
Valor: R$ 20,00 (Inteira)/ R$ 10,00 (meia para estudantes)

PROMOÇÃO: Quem comprar ingressos antecipados paga meia entrada!


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto Vagalume pintou o 7, no aniversário da Maria Luíza.

No dia 05/9/10, o Projeto Vagalume foi convidado a participar do aniversário da Mari Luiza, a Malu para amigos e familiares. Uma garotinha linda com alma de artista.

A festa foi linda, a decoração estava um primor, tudo com o tema da festa: Pintando o 7.

A criançada se divertiu muito com a Oficina de Instrumentos Musicais com Material Reciclado e com a contação da história "Uma Festa no Céu".

Parabéns a mamãe Elda pela linda festa para sua filha e muitos, muitos anos de vida para a Malu.

Confiram algumas fotos:

Lembrancinhas do Projeto Vagalume

Para tornar as horas dos pequenos mais lúdicas, curiosas e imaginativas, o Projeto Vagalume sempre presenteia seus pequenos com os melhores clássicos.

A Solidariedade Toca Aqui... Portal GloboRadio e Planeta Voluntários iniciam parceria virtual

O Portal GloboRadio criou uma rádio exclusiva para o site planeta voluntários com músicas de artistas engajados ou com mensagens por um mundo melhor. Na lista estão U2, Gilberto Gil, Michael Jackson entre outros artistas. O objetivo é criar uma trilha sonora temática para quem navega no site entrar no clima das causas sociais. O banner do Portal também vai ter um destaque especial no planeta voluntários e vice-versa.

O Portal GloboRádio reúne as rádios tradicionais Beat98, CBN, BHfm e Rádio Globo, além de outras 40 emissoras temáticas e as online Multishow FM, Globo FM, Rádio GNT e Rádio Zona de Impacto. Assim, os internautas acessam notícias, especiais musicais , promoções e interagem com as emissoras pelas redes sociais.

O Planeta Voluntários é um site não governamental, apartidário e ecumênico, criada em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, da empresa Demari & Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda;a missão é a de conectar pessoas, que, através da transformação pessoal e social, destinam-se a construir uma solução justa, pacífica e sustentável para o mundo, refletindo a unidade de toda a humanidade. O site conta com uma Rede Social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas.

PLANETA VOLUNTÁRIOS
Porque ajudar faz bem !
A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil

Notícia enviada pela Agência Notícias.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Produção para a festa da Maria Luíza, dia 05/09! Vai ter oficina e contação.

É com muita alegria que estamos produzindo os intrumentos reciclados para a festa da Maria Luíza: tambores de lata, caxixis, reco-recos, bongôs, as baguetas... Muita tinta e muita criatividade para fazer tudo ficar lindo para a festa Pintando o 7.

Vejam algumas fotos:

O reco-reco: antes e depois


Entre pincéis e muitas cores

Quase tudo pronto!
 
Um tambor de lata quase pronto! Lindo, né?
Fora isso eu e Cris estamos ensaiando bastante pra contação de "Uma Festa no Céu", vejam as fotos: