quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dia das Mães na Cemar

Olá pessoal,

Sabemos que todo dia é o dia das mães, desde o momento que a mulher sabe que há um serzinho dentro dela, já se sente diferente, e realmente, tudo muda: corpo, e principalmente, a mente. Essa expande de uma forma que nunca mais será a mesma.

Mas, já que existe um dia para comemorar o Dia das Mães, a CEMAR, preparou uma linda festa em homenagem às mamães colaboradoras, e nós estavámos presentes.

Enquanto as mamães assistiam, no auditório, uma palestra sobre Educação com uma psicóloga, a Vagatrupe fazia companhia às crianças, no Espaço Energizar, com muitas histórias e uma oficina de arte, em que as crianças produziram pequenos recados pras suas mamães e ensaiaram um pequeno jogral, com o poema "Se as coisas fossem mães", da Sylvia Orthof.


o céu é láááááááááááááá longe!

e a tartaruga despencooou...

e juntaram pedacinho por pedacinho do casco da tartaruga

inicio da oficina...



deixando o recadinho para a mamãe

Lívia acompanhando a gurizada pro auditório


 o momento da homenagem

entrega da rosa

todos reunidos!
Quem também estava presente nessa linda festa era a Fabrika, fazendo a filmagem de toda a festa, em breve postaremos alguns vídeos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oficinas de Relaxamento e Movimento com mamães e filhos

No último dia 07/05/2011, sábado, véspera de Dia das Mães, o Vagalume-Literatura, Arte e Cultura realizou sua primeirissima atividade no Espaço Vagalume, que fica na Casa Verde, no renascença 1.

Uma homenagem ao dia das mães, e para isso propomos uma oficina de relaxamento para bebês de 0 a 2 anos, e outra: "é dançando que se aprende" para crianças de 3 a 5 anos.


Socialização entre mães e outros bebês/ crianças, troca de informações, momento intimo entre mães e filhos ou filhas, ensinamento de técnicas de shantala e jogos teatrais eram um dos pontos fortes das oficinas.

E sendo nossa primeira atividade ficamos extremamente felizes em receber a Beatriz e o Lucas, eles curtiram cada momento da atividade.


primeiros movimentos: região dos olhos
No início o Lucas estava um pouco agitado, sem querer receber os movimentos da massagem, mas foi relaxando a cada momento com cada movimento, orientado pela arteeducadora ChristianeRose Maluf e com os dedos mágicos da mamãe.



Adicionar lepeito, e o Lucas bem atento!genda


contato visual mamãe-bebê


braços e mãozinhas


pernas e pézinhos




de costas
Após a massagem utilizando técnicas da shantala, massagem milenar realizada através do toque, criando um vínculo ainda maior entre a mãe e a criança, que recebe carinho e aconchego, ficando mais segura, foram realizados jogos teatrais, em que a sala se transformou numa grande floresta, e os participantes eram animais que estavam dormindo, e logo em seguida iam acordando e se transformando em vários bichos, como passarinhos, leões, coelhos, tatu-bola.


animais da floresta acordando


mamãe e filhote são um leão!


agora um tatu-bola


pega os balões, Liquinhas!


Esse tipo de jogo é uma forma de brincar que faz reagir a desibição, fazendo a criança se expressar corporalmente ao imitar.


Muitas brincadeiras depois, foi o  momento do  Lucas receber um carinho com a ponta do algodão, e depois a mamãe Beatriz pode curtir seu filhote, que já estava com soninho e só queria saber o colinho da mamãe.



relaxamento com algodão



alegria total


Sabemos que esses tipos de exercícios não são mistérios para nenhuma mamãe ou papai, e que as crianças, normalmente, já os realizam na escola, mas nossa proposta é criar um espaço em que os papais e as mamães que, por conta da loucura e estresse da vida, estão numa correria, posssam vir até aqui no Espaço Vagalume e brincar com seus filhos sem preocupações.


Por que para nós aqui, no Espaço Vagalume, o brincar é tema garantido!


Esperamos todos vocês em nossas próximas atividades.