quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre crianças e livros

Tenho até medo de começar esse texto e não terminar nunca mais. Falar da infância e de livros é como descer de bóia um rio de águas calmas. Quem quer parar? Mas vou tentar não cansar os pobres desavisados que chegarem até aqui...
Hoje, Dia Nacional do Livro Infantil, comecei a listar mentalmente os livros que fizeram a cabeça dos meus filhos (uso "fizeram", ao invés de "fazem", pois agora, mesmo o menor, de 09 anos, não lê mais os infantis - só quer dos juvenis pra lá. Mas isso é uma outra conversa...). Nesta busca, foram surgindo os Ziraldos, as Ruths Rochas, as Ana Marias Machados, os Pedros Bandeiras, os Monteiros Lobatos e as Evas Furnaris da vida... Felizmente, posso dizer que os pequeninos daqui de casa já leram mais que muitos marmanjos que já encontrei por aí, até mesmo em classes de jornalismo (eita!).


Mas, como se cultiva o desejo de ler em uma criança? Aqui vão algumas hipóteses de uma não-especialista:


Primeiro: o velho e batido "exemplo". Criança aprende muito por imitação. Ela quer fazer o que os pais, os outros adultos, ou até mesmo as outras crianças fazem. Repete gestos, às vezes sem nem entender o que está fazendo. Nesse ponto, os daqui se deram bem, pois pode faltar tudo na casa, menos a cena de alguém lendo. Lembro que o Pedro, com 1, 2 anos, só queria ir para a cama com um livro na mão, pois a Mel, com 4, 5 anos, só fazia assim.


Segundo: a contação de histórias. Se eles ainda não sabem ler, como vão se apaixonar pelo mundo mágico escondido por trás de signos incompreensíveis? Só se alguém desvendar pra eles, não é? Então, conte muitas histórias pros seus filhos pequenos! Pode inventar, aumentar e modificar o roteiro, mas conte com o livro aberto, nas mãos, para que eles entendam que aquela narrativa fantástica vem daquele objeto tão especial. E, por favor: conte com emoção, interpretando os personagens (também é uma boa terapia anti-estresse para os pais - eu garanto!).


Por fim: o hábito. Há livros de vinil, pros bem pequeninos brincarem na banheira. Há os de pano, pra levar pra cama, como travesseiro macio. Há os de papelão grosso, que aguentam qualquer tranco e não rasgam mesmo nas mãos dos mais agitados. O que quero dizer é que a hora de dar o primeiro livro às crianças é, sim, quando ainda são bebezinhos.


Repito que essas "dicas" vem de uma experiência bem pessoal, mas posso dizer que deram certo pras bandas de cá.


No fundo, no fundo, gostar de livros também sua dose de metafísica inexplicável. Na minha casa, por exemplo, me esforço, me esforço, mas não lembro de meus pais lendo... Lembro do meu avó debruçado sobre os seus velhos livros de medicina que, pobres coitados, ainda recebiam a culpa pelos problemas de vista que ele tinha.


"Ficou assim de tanto ler à luz de lamparina, estudando...", repetia minha avó. Mesmo assim, mesmo sem gostar de ler, sabe-se lá por qual inspiração, meus pais me compravam livros - coleções e mais coleções que, além de servir à minha leitura, enfeitavam as estantes da casa. Além dos infantis, brilhavam as enciclopédias e coleções de clássicos da literatura brasileira e mundial. E assim, fui apresentada a Dostoiévski, Edgar Alan Poe, Machado de Assis e outros das mais diversas estirpes, ainda bem pequena. Bom, tudo tem os seus riscos, não? Aprendi a gostar de ler, mas não escapei de ser maluquinha, maluquinha...


Mas lembro perfeitamente das minhas coleções de criança, dos super clássicos - como Branca de Neve -, aos mais aventureiros, como "As Viagens" de Gulliver ou de Marco Pólo. Lembro dos desenhos (falo sério!) e até de alguns que vinham com um disquinho amarelo - um verdadeiro luxo pro padrão familiar. Mesmo sem o exemplo, tive os livros à disposição e isso fez uma grande diferença. Por isso, defendo que os impostos sobre livros baixem até o quase nada (mas isso também é uma outra história...).


E antes que novas sinapses se formem e eu queira continuar este já longo texto, vou ficando por aqui com uma sugestão aos adultos que por ventura me leiam: leiam hoje um livro infantil. Sempre que cruzo com um aqui nas coisas das crianças e me permito lê-lo, ganho passaporte seguro para alguns instantes de felicidade e magia.

P.S. Esse texto é da Lissandra Leite, do blog www.escrevendoepronto.zip.net

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jardins da Leitura

São Luís, cidade Patrimônio Histórico da Humanidade. E infelizmente não possui uma grande livraria que tenha um espaço para as crianças. Livros ao alcance das mãos dos pequenos, contadores de histórias encantando todos com suas histórias, oficinas artísticas para desenvolver cada vez mais a criatividade das crianças.

Porém, uma das melhores incorporadoras do mercado imobiliário do país, a Cyrela Brasil Reality, inovou em um dos seus stands de venda e nos convidou para montar um cantinho da leitura. Com direito a todas as gostosuras que acompanham o mundo mágico da leitura.

Com um design diferenciado dos cantinhos da leituras conhecidos, o Vagalume com o apoio da Ghirza Belo, montou no stand dos Jardins, no Cohafuma, o Jardins da Leitura, com direito às contadoras de histórias, livros ao alcance das mãos e muita arte para a criançada. Outro novidade no Jardins da Leitura foram os instrumentos musicais que estavam lá a vontade para a criançada, tanto que no final montaram uma linda banda.

O Jardins da Leitura é uma produção do Vagalume, com apoio da Educare, Academia Viva Água e Livraria Tambores, que inclusive patrocinou os livros sorteados no dia e no twitter.

Gostaríamos de agradecer à blogueira  Valéria Vieira Beirouth (clique aqui), do blog It Babies, que além de tudo foi a ganhadora do concurso do twitter.


E mandar um super beijo para a jornalista Ludimila Rebelo (clique aqui, sem ela nada disso teria acontecido, valeu Ludiiiii!

Vejam as fotos do Jardins da leitura:















Chapeuzinho Amarelo

Aqui vão algumas fotos da montagem da Contação Chapeuzinho Amarelo. Foi apresentada no aniversário da Marina, no Upaon Açu, no dia 03/06.

Agradecemos de coração à Simone e ao Marlos pela confiança no Vagalume para abrilhantar a festa da bela Marina. A montagem foi um momento muito especial para a Vagatrupe, texto do Chico Buarque, a história é muita linda. Conta a história de uma menina amarelada de medo e de todos os seus medos o maior de todos era do Lobo Mau. Mas, quando ela percebe que tudo não passa de bobagem, o medo desaparece e Chapeuzinho Amarelo vai viver feliz e sem medos!

 A apresentação foi um presente para nós. Estavam todas muito atentas à história e quando o lobo apareceu foi um sustão, que logo foi envolvido pelo carinho do lobo.

A montagem foi uma produção do Vagalume, com as contadoras Hérika Fernandes e Lívia Lima, e composições musicais de Talita Cavalcante.

Segue algumas fotos, depois postaremos outras.




sexta-feira, 10 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

Parceiros do Vagalume

Antes de publicarmos, aqui no blog, as fotos de nossas últimas ações: Chapeuzinho Amarelo e Jardins da Leitura, gostaríamos de dedicar esse post a 3 parceiros muito especiais: Educare Educação Infantil, Academia Viva Água e Livraria Tambores.


O conceito "quem ama cuida, e nós amamos o que fazemos" é realmente sentido quando adentramos o espaço físico da creche-escola EduCare, uma sensação de bem-estar invade nossos sentidos.

Equipada com as melhores tecnologias, dos 5 meses aos 5 anos, a equipe EduCare cuida e educa seus filhos com afinco, dedicação e muito amor.

O berçário é um sonho e foi projetado para proporcionar conforto e aconchego à criança na primeira infância; berços antirrefluxos e uma equipe preparada e atenta acolhem os bebês com toda segurança.

A EduCare disponibiliza dois horários: meio período e período integrak, Lanche, almoço e jantar são cuidadosamente preparados pela equipe da cozinha e supervisionados pelas nutricionista da escola.

Na educação infantil, o desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor são vivenciados a cada momento, consttruindo a identidade e formando um ser humano completo.

A EduCare é dirigida pela psicóloga Camila Aranha e coordenada pela pedagoga Ana Paula Costa.

Maiores informações: www.educare.net.br



Essa parceria já é antiga! Desde o inicio do Vagalume. Na verdade, as primeiras ações doo Vagalume foram dentro da Academia Viva Água.

Única academia de natação para bebês, em São Luís. Extremamente bem equipada, com piscinas cobertas e aquecidas, a Viva Água é referência quando o assunto é desenvolvimento psicomotor infantil.

Os bebês entram, com os responsáveis, na piscina a partir dos 3 meses, acompanhados por preofessoras bem treinadas e supervisionadas de dentro da piscina pela mentora desse lindo trabalho, professora e especialista em desenvolvimento psicomotor, Denise Araújo.

Fora as aulas da piscina, de 15 em 15 dias, acontece a estimulação no tatame. Atividade que estimula as crianças a engatinharem, andarem e terem mais segurança e conhecimento do seu próprio corpo, fortalecendo os músculos e a coluna vertebral.

A Viva Água tem inúmeras outras atividades, falamos apenas da natação para bebês.

Mais informações ligue para: 3235-6198


A Livraria Tambores, localizada no Shopping do Automóvel, é uma das melhores livrarias da cidade. Com grande acervo infantil, a Tambores preza pela qualidade de seus títulos, agradando crianças de todas as idades.

Nem só de livros infantis é composto o acervo da livraria, seu acervo agrada todos os gostos.

Se você é pesquisador, não deixe de ir atpe à Tambores, se eles não tiverem na estante, você pode encomendar a hora.

Participantes de inúmeras feiras do livros no Brasil, a Livraria Tambores e seus proprietários, sabem o que é bom gosto quando o assunto é literatura.

Para o Jardins da Leitura, a Tambores nos presenteou com títulos das editoras: "Arte e Ofício", "Projeto", "Mundo Mirim", "Grão", "Peirópolis", "CosacNaify", "Impala", "Nova Fronteira" e "Martins Fontes".

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jardins da Leitura

Domingo é dia de livros, palavras, encantamento, magia, lindas histórias, desenhos, pinturas, leitura, contadoras de histórias, música e muuuuita diversão.

Assim será o Jardins da Leitura, espaço montado no stand Jardins, no Cohafuma, no dia 05/06/2011, das 17h às 19h.

Jardins da Leitura é uma realização do Vagalume-Literatura, Arte e Cultura e a Cyrela, com apoio da Livraria Tambores, localizada no Shopping do Automóvel  e a creche-escola Educare.

Vocês não podem perder!!