terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia das Crianças - Gran Solare Lençois Resort



Isso aí, nós do Vagalume estaremos no Grand Solare, em Barreirinhas, para comemorarmos juntos o Dia das Crianças.

Serão 3 dias de muita alegria, divertimento e acrobacias. A Mobile Cia. de Dança estará treinando a garotada nas oficinas de trapézio, malabares e tecido acrobático. E ainda terá uma apresentação da criançada. Vai ser muuuuito divertido.

Além disso ainda teremos uma gincana, pintura facial, cantigas de roda e muita brincadeiras.

Venha se divertir conosco com Barreirinhas!





quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Vagalume na I Mostra Cultura Ativa - SEBRAE - Ma

No dia do aniversário de São Luís, especificamente, no dia que a cidade completou 400 anos, em 2012, foi inaugurada no Ceprama, a I Mostra Cultura Ativa

A mostra está sendo uma grande vitrine para os empreendedores da economia criativa maranhense. Uma exposição da produção artística e cultura local, que fará parte da agenda de comemorações dos 400 anos de São Luís. 

E claro que o Vagalume não poderia ficar de fora dessa comemoração, empresa que há 3 anos empreende em atividades lúdicas e culturais para as crianças realizando inúmeros eventos infantis em grandes empresas da cidade, com profissionalismo e carinho pelas crianças.

Para homenagear a cidade de São Luís no primeiro final de semana da Mostra, dias 8 e 9 de setembro, preparamos duas oficinas muito especiais: Pintura de Azulejo em Tela e Confecção de Chappéuzinho de Caboclo de Fita.

A criançada adorou. Fora as oficinas levamos alguns brinquedos para as crianças menores, mais massinha, livros de colorir e a alegria foi geral.

Agradecemos ao SEBRAE - MA por essa oportunidade e aguardamos novas parcerias.

Você pode ver mais um pouquinho aqui.

Confiram as fotos:















Aniversário da Nina

Quando a Lélia nos ligou em meados de julho para que pensássemos na festa da Nina, eu, Hérika Fernandes, fiquei muito feliz. Por que os aniversários da Nina são lindos, mimosos e tem a cara do Vagalume.

Ano passado, no aniversário de 1 aninho teve a apresentação do nosso parceiro Xama Teatro com a Carroça é Nossa, e soubemos que foi um super sucesso. Também, né gente, onde tem a Carroça só pode ser um sucesso. =)

E este ano fomos nós do Vagalume, os convidados para abrilhantar o aniversário da Nina. E ficamos muuuito felizes.

A festa foi pensada nos mínimos detalhes, o Pic Nic da Nina. 

O convite já surpreendia, foi feito pelo Joao, uma crianca muito criativa, que utiliza o paint com os pés, pois não tem coordenação motora com as mãos. João faz convites e quadros, basta ligar para 3221-0194 ou 8805-7365 e falar com seu pai, Manoel, e encomendar o seu.


Vejam o convite do aniversário da Nina:




No dia marcado, o pic nic da Nina estava lindo e nós chegamos com a oficina de jardinagem, pintura facial e a contação da Chapeuzinho Amarelo, livro que a Nina adora.

Vejam como a criançada se divertiu muuuito!













Nina e Lélia




Nina super atenta para a história







quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dia do Folclore - Educare

E dia 22 de agosto é o dia do Folclore e nada melhor do quê comemorar esse dia contando as lendas e histórias de nossa cidade.

E assim foi. Fomos convidados pela nossa parceira Camila Aranha, diretora da Educare - Educação Infantil, para encher de brilho o dia do Folclore na escola.

Montar a história "Lendas de São Luís" foi uma delícia, pois além de ser as nossas histórias, tive como parceiro uma pessoa muito especial, meu filho, o Ícaro, que participou dos ensaios comigo, tirou as fotos e ainda deu uns pitacos.

No início pensei numa vovózinha introduzindo o assunto sobre o folclore, mas logo no primeiro ensaio o Ícaro disse: "mamãe, essa vovózinha não ficou perfeita", hahahaha, e assim a vovózinha saiu da história.

Veja algumas fotos do ensaio, tiradas pelo Ícaro:



Adorei tê-lo como fotógrafo e diretor, rsrsrsr. 

No dia 22 foi a apresentação. "Lendas de São Luís" foi uma livre adaptação de alguns livros do Wilson Marquês. Conto a história de um curioso menino, Minduim, que vai a um passeio pelo Centro Histórico, se perde e lá encontro com o Boi, que conta sua história, e com a Serpente Encantada, que também conta sua história.

Para quem não conhece os livros do Wilson Marquês vale a pena procurar, são muito legais. Clique aqui.

O cenário que ambientou a contação foi emprestado pelo grupo Coletivo Gororoba, nosso muito obrigada!











Segundo dia das Tardes Brilhantes na Educare

A segunda tarde brilhante na Educare foi tão gostosa quanto a primeira.

Desta vez iniciamos com os maiores fazendo um relógio do tempo e os pequeninos brincando com os balões na sala do movimento, e com atividades de música.





Então veio o lanche, subiram para ouvir uma história e ficaram muito atentos.

Após a história eles se divertiram plantando, foi uma experiência muito gostosa vê-los com as mãozinhas na terra.



O banho foi de mangueira, e eles adoraram, mas essas fotos são proibidas para maiores de 5 anos. =D

No fim, um DVD da Galinha Pintadinha e esperando os papais que foram buscar.

As Tardes Brilhantes foram deliciosas. E aguardamos as próximas férias!

Para curtir mais fotos é só clicar aqui


Primeiro dia das Tardes Brilhantes na Educare

Esse post demorou um tantinho, pois estavámos aguardando umas fotos tiradas no primeiro dia, mas como elas ainda não chegaram, resolvemos postar com as que temos, pois afinal, temos informações bem fresquinhas para vocês.

Vai chegando as férias e a cidade se enche de colônias para todas as crianças, não é isso? Em parte sim,  o que percebemos é que não há atividades de férias para os menores. Os pequeninhos ficam um tanto carentes.

Por isso, pensamos nessas tardes brilhantes para crianças de 1 a 5 anos e tivemos a Educare, que nos cedeu o espaço da escola, como parceira.

O primeiro dia foi muito divertido.

Começamos com uma atividade já mostrada aqui: pintar uma representação de uma tela do Pollock, em homenagem ao seu centenário. Foi uma alegria, pois nada mais gostoso na faixa etária de 1 a 5 anos do quê a pintura.

Logo após a pintura tivemos o lanche e aí as turmas foram divididas.

Os pequeninos ficaram na sala do movimento com a oficina "É dançando que se aprende", em que brincaram, dançaram e imitaram animais, dando asas às suas imaginações.



Enquanto isso os maiores em outra sala confeccionando jogos de EVA.




Após um banho refrescante, as crianças foram ouvir a história escrita pelo Chico Burque "Chapeuzinho Amarelo", contada pela contadora Hérika Fernandes.



Foi muuuito divertido mesmo.